Como Está a Sua Visão? Hebreus 3:13
Como Está a Sua Visão? Hebreus 3:13
A Conversão de Saulo (Atos 9:1-30)
Quando estudamos o livro de atos dos apóstolos, inúmeras histórias horríveis saltam-nos as vistas, uma delas é sem dúvida a morte de estevão, mas quando entramos em detalhe neste livro vemos também como o poder transformador de Deus pode mudar o homem, Saulo foi um dos perseguidores da igreja, ele tinha os olhos cegos, ele tinha a mente caucionada, talvez Paulo estivesse achando que estava fazendo uma grande obra, matando os chamados Cristãos, talvez Paulo estivesse correcto dentro dos seus pensamentos naquela altura, e que estava a fazer o trabalho de Deus, não nos vamos esquecer que Paulo era Doutorado em Teologia, talvez tivesse passado por Gamaliel. Bem o que esta história nos mostra e’ como Jesus pode transformar um cego, e como nós merecemos a graça do nosso Deus.
Paulo teve que se tornar cego para ver, Paulo teve que se despir para se unir.
O lugar onde estás não determina o teu futuro, o comentários dos teus chefes familiares e muito mais nao vao determinar o teu futuro, o teu futuro está nas mãos do Deus da glória tu foste feito por Ele e para Ele.
Saulo vai para Damasco (9:1-9)
- Saulo pediu cartas do sumo sacerdote às sinagogas de Damasco autorizando perseguição contra os cristãos de lá (9:1-2)
- No caminho de Jerusalém para Damasco, ele encontrou Jesus (9:3-6)
- Quando Saulo viu uma luz brilhante no céu, ele caiu por terra
- Uma voz perguntou: "Saulo, Saulo, por que me persegues?"
- Saulo respondeu: "Quem és Tu, Senhor?"
- A voz lhe replicou: "Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer"
- Os companheiros de Saulo ouviram a voz, mas não viram ninguém (9:7)
- Saulo ficou cego, e foi levado para Damasco onde ele ficou três dias sem comer e sem beber (9:8-9)
Saulo é Convertido pela Palavra de Deus (9:10-19)
- Jesus enviou Ananias a Saulo (9:10-16)
- O Senhor explicou que Saulo estava na casa de Judas na rua Direita, orando
- Ananias falou da reputação de Saulo como grande perseguidor dos cristãos
- O Senhor disse que Saulo seria seu instrumento para levar o evangelho aos gentios, e que ele sofreria muito pelo nome de Jesus
- Ananias obedeceu e procurou Saulo (9:17-19)
- Ananias entrou na casa, curou Saulo, e falou para ele de Jesus
- Saulo se levantou e foi batizado (veja Atos 22:16)
- Saulo ficou alguns dias em Damasco, com os mesmos discípulos que ele tinha planejado perseguir
Saulo Prega e é Perseguido em Damasco (9:20-25)
- Saulo começou a pregar que Jesus é o Filho de Deus (9:20)
- O povo estranhou a mudança de Saulo, que se tornou de perseguidor a pregador (9:21-22)
- Alguns judeus planejaram matar Saulo, mas os discípulos o apoiaram e ele fugiu da cidade de Damasco (9:23-25)
O pecado e a cegueira.
Muitos de nós usamos lentes corretivas. Eu mesmo tenho usado óculos desde a adolescência. A primeira vez que meus pais me levaram ao oftalmologista, eu mal havia percebido dificuldade em enxergar. A visão piora gradativamente de uma maneira praticamente imperceptível. Mas quando o problema é diagnosticado, a receita emitida e os óculos feitos, que diferença! Somente quando conseguimos focar a realidade, percebemos como estávamos perdendo muitas coisas.
Com tempo, e novamente de uma maneira tão gradativa que passa imperceptivelmente, as vistas pioram. Outro exame revela o problema. Outra receita é dada. Outras lentes trazem a mesma sensação de enxergar como não havia feito por um bom tempo.
Considere a comparação espiritual. Sem perceber, ficamos gradativamente míopes. Se não reconhecer o problema e receber tratamento, esta condição se torna fatal. A Bíblia usa esta figura para nos avisar da natureza enganadora do pecado.
O livro de Provérbios fala do perigo do adultério. A tendência do homem que cai na infidelidade é de imaginar um prazer escondido que não trará consequências. A verdade é outra. O homem adúltero é cego (Provérbios 5:20). Tanto a Bíblia como a experiência da vida nos lembram das consequências terríveis da infidelidade.
Jesus descreveu os guias espirituais da sua época: “Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco” (Mateus 15:14). A realidade é assustadora: o pecado engana (Hebreus 3:13).
Quando procuramos ajuda profissional com nossos problemas de visão, queremos duas coisas: diagnóstico e correção. Em termos espirituais, devemos procurar as mesmas duas coisas. Jesus deu um diagnóstico e ofereceu a cura à igreja de Laodiceia: “pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas” (Apocalipse 3:17-18). É especialmente importante observar quem vende o colírio necessário: Jesus Cristo! Até encarar a realidade do pecado e encontrar a única solução em Jesus, continuaremos com a visão distorcida. Vamos abrir os olhos e permitir que Jesus cure a nossa cegueira (Atos 28:25-28).
Líderes Cegos
Jesus comparou alguns mestres com cegos: “Pode, porventura, um cego guiar a outro cego? Não cairão ambos no barranco?” (Lucas 6:39). Deus mandou seu Filho para dar vida aos pecadores, mas os construtores (os líderes religiosos) rejeitaram a principal pedra (1 Pedro 2:7-8). Jesus bem identificou o problema de cegueira dos líderes.
Em João 7, encontramos um exemplo de pastores com os olhos fechados à verdade. Eles mandaram guardas para prender Jesus. Os guardas ficaram maravilhados com o ensinamento do Cristo que não o prenderam. Quando voltaram aos chefes, estes os rebaixaram: “Será que também vós fostes enganados?” (7:47). Com toda a arrogância de homens que se julgavam sábios na palavra de Deus, eles recorreram à sua suposta superioridade espiritual: “Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?” (7:48). O ponto deles é óbvio: somente as pessoas formadas em teologia teriam capacidade para julgar a palavra de Cristo. O mesmo erro arrogante reprimiu o povo comum durante séculos na história católica. Hoje, muitos pastores protestantes, também, se exaltam por causa de diplomas de seminários e de cursos de teologia.
Confiando em sua própria sabedoria, os líderes desprezam o povo comum. Os líderes judeus olharam para a multidão e disseram: “Quanto a este plebe que nada sabe da lei, é maldita” (7:49). Mas, o contexto bem mostra que os próprios líderes não estavam examinando as evidências. Recusaram considerar os milagres de Jesus (João 5:36). Não interpretaram as Escrituras de modo correto (João 5:39-40,45-47). Eram líderes religiosos, mas espiritualmente cegos como morcegos.
Hoje, muitas pessoas têm medo de contrariar os seus líderes religiosos. Confiam tanto em pastores e padres que não estudam a palavra por si. Embora outros homens podem nos ajudar a entender algumas coisas da palavra de Deus, jamais devemos confiar em homens acima da palavra de Deus. Cada um será julgado por Cristo (2 Coríntios 5:10). Por isso, cada um deve se preocupar com a palavra que nos julgará (João 12:48).
Comments
Post a Comment
Nao sao aceites comentarios ofensivos.